terça-feira, 13 de junho de 2006

Bush faz visita-surpresa ao Iraque

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi hoje a Bagdá levar pessoalmente seu apoio ao primeiro-ministro Nuri al-Maliki, em uma visita de supresa.

A Casa Branca tinha informado que Bush, reunido com seu Conselho de Guerra na casa de campo em Camp David, falaria com Maliki numa videoconferência. Mas o presidente não participou das discussões da noite, seguindo numa viagem de 11 horas para Bagdá, onde chegou pouco depois das quatro da tarde, hora local. É a primeira visita de Bush ao Iraque desde novembro de 2003.

Do aeroporto, o presidente dos EUA seguiu de helicóptero para a ultrafortificada Zona Verde, onde se encontrou com Maliki.

Antes da chegada de Bush, uma explosão matou pelo menos 15 pessoas em Kirkuk, uma cidade da região curda do Norte do Iraque para onde a ditadura de Saddam Hussein promoveu uma migração forçada de árabes sunitas, criando uma tensão interétnica.

Além de levar seu apoio pessoal a Maliki, Bush aproveita o momento favorável criado pela morte do terrorista jordaniano Abu Mussab al-Zarkawi, líder da rede terrorista Al Caeda no Iraque, para aumentar o apoio à guerra nos EUA, onde sua popularidade está em queda por causa dos problemas da invasão do Iraque.

Nenhum comentário: