Além da invasão da Faixa de Gaza ontem, as Forças de Defesa de Israel realizaram uma operação na Cisjordânia, prendendo 64 dirigentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla o atual governo semi-autônomo palestino.
Entre os presos, há oito ministros, 20 deputados, o presidente do Conselho Legislativo (parlamento), deputado Abdelaziz Doueik, os prefeitos de Ramala, Hebron, Jenin e do setor oriental de Jerusalém.
O objetivo explícito da ofensiva é libertar o cabo Gilad Shalit mas Israel também gostaria de acabar com os ataques com foguetes partindo de Gaza. Na Cisjordânia, foi encontrado o corpo do colono judeu Eliahu Asheri com uma bala na cabeça.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fez um apelo às Nações Unidas pedindo a libertação dos líderes do Hamas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário