Um terrorista suicida armado com um cinturão de explosivos atacou hoje dentro de uma mesquita xiita no Norte da capital do Iraque, matando pelo menos 13 pessoas e ferindo outras 25. O atentado aconteceu depois de oração do meio-dia (hora local), a mais importante para os muçulmanos, na sexta-feira, dia da folga religiosa semanal dos seguidores do islamismo, na mesquita de Burasa, no bairo de Ubaifia.
A mesma mesquita tinha sido alvo de três atentados em abril, com um total de 70 mortos e 125 feridos.
Horas antes, cinco pessoas morreram baleadas num ataque de rebeldes contra Faluja, um foco importante da insurgência contra a invasão americana.
O atentado em Bagdá ocorreu apesar da megaoperação de segurança que colocou 50 mil homens nas ruas de Bagdá e da proibição de trafegar entre 11h e 15h nas sextas-feiras.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Qual foi o motivo desse atentado?
Faz parte da campanha da rede terrorista Al Caeda para desestabilizar o Iraque e atacar a comunidade xiita.
Postar um comentário