O governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki pode oferecer neste fim de semana anistia aos insurgentes como parte de um plano para pacificar o Iraque. Outras propostas incluem um calendário para a retirada das forças estrangeiras que invadiram o Iraque em março de 2003 e o fim das operações militares dos Estados Unidos.
Este plano de reconciliação nacional, de 28 pontos, revelado pelo jornal The Times, prevê a integração dos rebeldes sunitas ao processo político, se eles renunciarem à luta armada.
O objetivo é afastar os rebeldes sunitas da guerra travada pelos terroristas internacionais da rede Al Caeda, de modo a isolar os jihadistas. Quanto à retirada americana, o presidente George W. Bush afirma que sai do Iraque assim que o governo iraquiano o pedir. Mas o vice-presidente Dick Cheney disse ontem à rede de TV CNN (leia abaixo) que não há planos
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário