Sob intensa pressão dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais porque seu programa nuclear é suspeito de desenvolver armas atômicas, o Irã busca aliados.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad está na China, uma das grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas que resiste à imposição de sanções contra o Irã proposta pelos americanos. Com um consumo cada vez maior de energia para alimentar seu extraordinário crescimento econômico de 10% ao ano, a China tem interesse especial por grandes produtores de petróleo como o Irã.
Ahmadinejad participa da reunião anual da Organização para Cooperação de Xangai, um organismo regional criado pela China com foco em energia e segurança do qual a Rússia também faz parte.
Ao mesmo tempo, os ministros da Defesa da Irã, Mustafa Mohammad Najar, e da Síria, Hassan Turkmani, firmaram um pacto contra "ameaças comuns" como os EUA e Israel.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário