segunda-feira, 12 de junho de 2006

Judeus alemães não querem Ahmadinejad na Copa

Horas antes da estréia do Irã na Copa do Mundo contra o México em Nurembergue, onde foram julgados os criminosos da guerra nazistas depois da Segunda Guerra Mundial, líderes políticos e judeus da Alemanha realizaram uma passeata de protesto contra o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que nega o Holocausto e prega a destruição de Israel. Eles querem impedir uma visita do dirigente radical iraniano, que disse que talvez fosse à Copa se o Irã se classificar para a segunda fase, o que parece improvável diante da derrota de 3 a 1 para os mexicanos.

Mais de 1,2 mil pessoas participaram da manifestação. Na sua opinião, não há lugar na Alemanha para quem nega o genocídio dos judeus no período nazista (1933-45). "Dêem um cartão vermelho a Ahmadinejad" e "Longa vida a Israel", diziam alguns cartazes.

O secretário do Interior do governo estadual da Baviera, Günther Beckstein, da conservadora União Social-Cristã (CSU), considerou o protesto uma ação decisiva contra o anti-semitismo: "Estamos mostrando claramente que a Baviera, a Alemanha e o Ocidente estão firmemente ao lado de Israel". E advertiu: "Ahmadinejad não é bem-vindo aqui. A única coisa que o protege de ser preso aqui é o passaporte diplomático. Da mesma maneira como recebemos bem os torcedores e a seleção do Irã, precisamos expressar nosso repúdio a Ahmadinejad."

Um dos líderes da comunidade judaica na Alemanha, Michael Friedman, foi mais longe: "Não podemos saudar o Hitler do século 21."

Nenhum comentário: