Pelo menos 36 pessoas morreram neste sábado na capital do Iraque, vítimas de uma onda de atentados terroristas atribuídos à rede Al Caeda (A Base), que estaria vingando a morte de seu líder no país, Abu Mussab al-Zarkawi, em 7 de junho, e reafirmando as credencias do seu sucessor, Abu Ayub al-Masri.
Apesar da megaoperação lançada pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki, houve quatro ataques no final da manhã, um no início da tarde e mais dois ao entardecer. Pela manhã, dois mercados de rua foram atacados, um com morteiros e outro com uma bomba, provocando sete mortes.
Os piores atentados foram realizados com carros-bomba e tiveram a policia iraquiana como alvo, matando 23 pessoas.
Na sexta-feira à noite, dois soldados americanos foram seqüestrados e outro morto num posto de controle.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário