quarta-feira, 28 de junho de 2006

Preço do petróleo é maior preocupação de banqueiros

As maiores preocupações dos banqueiros hoje são o aumento dos preços dos produtos primários e o risco de uma perturubação ainda maior no setor de petróleo. Estão acima da apreensão com as fraudes e o crescimento dos fundos de hedge, capazes de desestabilizar o sistema financeiro.

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, chamada de Cascas de Banana para Bancos, feita pelo Centro para o Estudo de Inovações Financeiras, um instituto de pesquisas do sistema financeiro britânico, revela como o risco de um problema no suprimento de petróleo causado por terrorismo ou turbulência no Oriente Médio pode abalar os mercados, especialmente neste momento de aumento da demanda em países de crescimento acelerado como a China e a Índia.

As transações com derivativos ligados a commodities têm sido uma das áreas de maior crescimento no setor financeiro, estimulada pelos aumentos de preços dos produtos primários. Com as recentes oscilações no preço do cobre, circularam boatos de que alguns bancos teriam sofrido altas perdas.

"Há um risco de que os bancos façam a avaliação errada", declarou John Hitchins, especialista em práticas bancárias no Reino Unido na empresa de consultoria Pricewaterhouse Coopers, que patrocinou o estudo.

Outro temor dos bancários é que novas crises provoquem uma demanda por maior regulamentação, na medida em que os governos passem a escrutinar mais as atividades das instituições financeiras, num momento em que os bancos já estão gastando muito dinheiro para se adaptar a novas regulamentações como a Basiléia II, aprovada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, do inglês), o banco central dos bancos centrais.

Enquanto os europeus estão mais preocupados com o excesso de regulamentação, os americanos estão mais apreensivos com derivativos e o crescimento dos fundos de hedge.The survey, based on responses from 468 bankers, regulators and other participants in the financial system in 60 countries, showed that, on average, the perception of risk increased for the first time since 2002.

A pesquisa ouviu 468 banqueiros, executivos e agentes reguladores dos mercados financeiros em 60 países.

Nenhum comentário: