quinta-feira, 29 de junho de 2006

Crescimento da China ameaça vizinhos

O crescimento acelerado e constante da China a taxas de 10% ao ano ameaça os países vizinhos mais pobres, advertem as Nações Unidas, na medida em que produtos chineses de baixo custo inundam os mercados de vizinhos como Bangladesh e o Butão, prejudicando as indústrias locais e as exportações.

Há anos os países desenvolvidos reclamam que os produtos manufaturados chineses têm uma vantagem injusta no mercado internacional por causa das políticas monetária e cambial da China, sem falar na política trabalhista. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) argumenta que o problema é muito mais grave em países pobres que dependem de poucas indústrias de baixo custo.

"Apreciamos o surpreendente crescimento chinês, uma fonte de inspiração para os outros", comentou o secretário-geral adjunto da ONU Hafiz Pasha. Mas ressalvou que os países asiáticos pobres "são vulneráveis à competição das importações chinesas e não conseguem entrar no mercado chinês porque não oferecem o que a China precisa, como produtos de alta tecnologia e bens de capital."

As indústrias chinesas de produtos têxteis, calçados e móveis estão destruindo a concorrência nos países ricos. Mas o risco é muito maior para países pobres. "A China é uma economia de baixos salários e portanto compete diretamente com estes países", observou Pasha, diretor do escritório regional do PNUD para a Ásia e o Pacífico.

Para resolver o problema, ele propõe ajuda aos países pobres para desenvolver novas indústrias e concessões especiais dos países ricos para os produtos das nações menos desenvolvidas.

Nenhum comentário: