Os Estados Unidos identificaram ontem como novo líder da rede terrorista Al Caeda no Iraque o terrorista egípcio Abu Ayub al-Masri, como sugerira o general William Caldwell, porta-voz militar americano no Iraque, citado neste blog em 11 de junho.
Al Caeda o apresentou como Abu Hamza al-Mujaher mas os americanos estão convencidos de que este é apenas um nome de guerra para encobrir sua verdadeira identidade.
Masri é considerado um especialista em carros-bomba, um dos maiores problemas na luta contra o terrorismo no Iraque.
O assessor de Segurança Nacional do Iraque, Mowaffak al-Rubaie, afirmou ontem que documentos encontrados na casa onde foi morto o antigo chefe da Caeda no Iraque, Abu Mussab al-Zarkawi, permitirão desmantelar a rede terrorista no país. Um documento apreendido falava sobre como provocar uma guerra entre o Irã e os EUA, como ações terroristas deixando falsas pistas para incriminar o governo iraniano e espalhar boatos de que a república islâmica possui armas de destruição em massa.
Com a identificação de seu novo líder, o desafio está lançado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário