domingo, 18 de junho de 2006

Maioria pede volta da pesca da baleia

Por um voto de vantagem, 33 a 32, a Comissão Baleeira Internacional manifestou-se hoje a favor de uma resolução para que a pesca comercial de baleias, proibida há 20 anos, seja retomada. Mas ficou longe dos 75% necessários para mudar a legislação internacional.

A resolução, apoiada pelo Japão, a Noruega, a Islândia, a Rússia e diversos países pequenos, diz que a moratória na pesca da baleia é temporária e não mais necessária. O Brasil votou contra.

“É a primeira derrota séria dos adversários da pesca da baleia em anos”, festejou Gleen Inwood, porta-voz da delegação japonesa. “É apenas uma questão de tempo para que a proibição seja revogada.”

Mas houve gritos e discussão. Os países contrários à pesca tentaram impedir o voto da Islândia, que se retirara da Comissão Baleeira como forma de protesto.

Para o ministro do Meio Ambiente da Nova Zelândia, Chris Carter, foi uma votação significativa mas vazia: “O Japão faz uma longa e cara campanha para conseguir uma votação favorável. Hoje, conseguiu”, insinuando que os japoneses compraram votos de pequenos países.

A resolução foi apresentada por pequenos países do Mar do Caribe: São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente, Granada, Dominica e Antígua.

Nenhum comentário: