O gol de falta de David Beckham deu à Inglaterra uma vitória magra sobre Equador nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Mas até sábado, quando os ingleses disputam uma vaga na semifinal contra Portugal, o aumento no consumo provocado pelo sentimento positivo causado pela Copa deve ser de 100 milhões de libras, mais de R$ 400 milhões, calcula o Centro de Pesquisas Econômicas e Empresariais.
"A cada semana a mais que a Inglaterra continue na Copa, haverá um aumento de consumo de bebidas e alimentos da ordem de 125 milhões de libras", declarou Richard Dodd, do Consórcio Varejista Britânico.
O psicólogo Oliver James explica que a vitória aumenta os níveis de serotonina: "Se o time perder, a serotonina caiu. Mas se a Inglaterra continuar na Copa, há um aumento da alegria."
Se a Inglaterra for campeã do mundo, o produto interno bruto deve aumentar em 0,7 ponto percentual como um bônus extra pela vitória, além do desempenho normal da economia britânica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário