quinta-feira, 22 de junho de 2006

Al-Zawahiri convoca afegãos para guerra

Em vídeo divulgado ontem em sítios de Internet de fundamentalistas islâmicos, o segundo maior líder da rede terrorista Al Caeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, convocou os jovens do Afeganistão para aderir à luta para vingar os "crimes cometidos pelos americanos contra o povo afegão".

O lugar-tenente de Ossama ben Laden, que estaria foragido nas montanhas entre o Paquistão e o Afeganistão, apelou aos jovens das universidades de Cabul a se rebelar e "se juntar aos mujahedins [guerreiros muçulmanos]para atacar os invasores e libertar o Afeganistão muçulmano". Tenta tirar proveito dos protestos de 29 de maio na capital afegã, que terminaram com dezenas de mortes, o que indica que foi gravada depois daquele dia.

Al-Zawahiri denuncia a profanação do Corão, livro sagrado dos muçulmanos, na prisão da base militar americana em Bagram, no Afeganistão, e no centro de detenção criado na base naval de Guantânamo, um enclave americano em Cuba. Também criticou o que chamou de insultos contra os muçulmanos na Dinamarca, na França e na Itália.

Ao contrário de mensagens anteriores dirigidos ao povo americano, desta vez o vídeo não tinha legendas em inglês. O homem que é considerado o principal estrategista d'al Caeda falou em árabe e os sítios de Internet traduziram a mensagem para pachtum e fársi, duas línguas muito faladas no Afeganistão.

Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, para se vingar dos atentados de 11 de setembro de 2001, cometidos pela Caeda, e derrubaram o regime fundamentalista da Milícia dos Estudantes (Talebã), que abrigava os centros de treinamento da rede terrorista.

Nenhum comentário: