sábado, 17 de junho de 2006

EUA e aliados matam 45 talebã

Em novo confronto dentro da ofensiva dos Estados Unidos e aliados contra os talebã, foram mortos pelo menos 45 rebeldes da Milícia dos Estudantes (talebã é o plural de taleb, estudante em pachtune) que governou o Afeganistão de 1996 até a invasão americana de outubro de 2001.

O Exército do Afeganistão e a coalizão liderada pelos EUA cercaram e atacaram um "acampamento de inimigos" no vale de Khod, no distrito de Chahed Hassas, na província de Urruzgan, no sul do país, informou o comando militar americano. "O recinto ficou seriamente destruído, por isso acreditamos que a maioria dos presentes morreram", declarou o porta-voz da aliança, coronel Paul Fitzpatrick.

Entre os mortos, estariam especialistas em explosivos, responsáveis pelas finanças da milícia e líderes locais encarregados de atacar a população civil.

Outros cinco talebã foram mortos no distrito de Tarin Kowt, também em Uruzgan. Em outro refúgio dos dos rebeldes, a coalizão apreendeu oito quilos de ópio.

Cerca de 10 mil soldados participam da ofensiva. O objetivo é acabar com os santuários dos terroristas e impor a autoridade do governo afegão sobre áreas onde sua presença é fraca.

Nenhum comentário: