O mesmo relatório das Nações Unidas que afirma que metade da população mundial viverá em cidades no final do próximo ano (veja mais abaixo neste blog) prevê que o total de moradores nas favelas brasileiras será de 55 milhões em 2020, cerca de 25% da população do Brasil.
Em 2005, pelos dados da ONU, 52,3 milhões de brasileiros eram favelados, 28% da população. O relatório Estado das Cidades do Mundo 2006-07, da Habitat, agência da ONU para a questão habitacional, adverte que as condições de vida nas favelas continuam piorando e que os velhos preconceitos persistem.
Os favelados passam mais fome, recebem menos educação, têm menos chance de conseguir empregos formais e sofrem mais problemas de saúde do que o resto da população.
Mesmo assim, o Brasil foi citado como exemplo por suas políticas de urbanização, saneamento básico e orçamento participativo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário