sábado, 24 de junho de 2006

EUA e aliados matam 65 no Afeganistão

Na ofensiva para assumir o controle do Sul do Afeganistão, forças dos Estados Unidos, do governo afegão, da Grã-Bretanha e do Canadá enfrentaram a Milícia dos Talebã (estudantes) nas províncias de Kandahar e Uruzgan, matando pelo menos 65 pessoas, informou o comando militar americano.

Quarenta mortes foram resultados de uma batalha de cinco horas nos arredores da vila de Mirabad, em Uruzgan, onde pistoleiros atacaram as forças aliadas, que responderam ao fogo. Os americanos disseram que não havia nenhum civil entre os mortos.

Mais ao sul, em Kandahar, berço dos talebãs, uma milícia fundamentalista que governou o Afeganistão de 1996 a até a invasão americana de outubro de 2001, em resposta aos atentados de 11 de setembro daquele ano, os aliados atacaram um grupo de jihadistas (de jihad, 'guerra santa' em árabe) na vila de Bayanzi, no distrito de Zharie, matando 25 inimigos. A batalha durou três horas.

É a maior ofensiva desde a queda do regime dos talebã. Só nesta semana foram mortas mais de 200 pessoas. Os EUA acusaram os rebeldes de usar a população civil como escudos humanos.

Nenhum comentário: