Tropas e tanques de Israel invadiram a Faixa de Gaza na madrugada desta quarta-feira, numa operação destinada a resgatar um soldado seqüestrado. O ataque foi desfechado depois que as tentativas diplomáticas para libertar o soldado, detido numa ação de que participou o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que forma o atual governo palestino.
O Hamas e a Fatah (Luta), partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas anunciaram um acordo sobre questões domésticas e externas que na prática implica o reconhecimento de Israel pelo Hamas, um dos grandes obstáculos à retomada do processo de paz no Oriente Médio.
Na terça-feira à noite, aviões e helicópteros de combate de Israel atacaram pontes e uma central elétrica, preparando a invasão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário