O Banco Central da Europa deve aumentar hoje sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 2,75% ao ano, enquanto o Banco da Inglaterra deve manter sua taxa básica em 4,5% porque a recuperação da indústria manufatureira britânica é frágil.
Para o Royal Bank of Scotland, a alta na zona do euro pode ser de meio ponto percentual por causa do aumento das pressões inflacionárias causado pela alta nos preços do petróleo, crescimento de preços ao consumidor, aumento da atividade industrial e no setor de serviços no segundo trimestre, que elevam a inflação para cima da meta de 2% ao ano.
Os preços na eurozona estão crescento no ritmo mais forte em cinco anos. Pelo sexto mês consecutivo, subiu o nível de emprego. É o mais alto desde março de 2001. Na Alemanha, o aumento da produção industrial cresce a um ritmo de 4,6% ao ano; França, cerca de 2%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário