O petróleo, que havia caído ontem com a morte do terrorista mais procurado do Iraque, Abu Mussab al-Zarkawi, voltou a subir por causa de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informando que o Irã acelerou seu processo de enriquecimento de urânio.
A AIEA, órgão da ONU, revelou ter encontrado urânio enriquecido em altos teores na república islâmica, suspeita de desenvolver armas nucleares. Isto abalou a esperança de que a crise em torno do programa nuclear iraniano possa ser resolvida diplomaticamente, a partir de um documento encaminhado esta semana por seis grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha, França e Grã-Bretanha) por intermédio do supercomissário de política externa da União Européia, Javier Solana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário