Um dos 17 suspeitos de terrorismo presos no último fim de semana no Canadá, Amin Mohamed Durrani, de 19 anos, chegou a se matricular num curso de formação de pilotos de avião como parte de um plano para atacar alvos canadenses. Pelo menos seis serão acusados de planejar ataques a bomba capazes de matar.
Outros planos incluíam uma invasão ao parlamento canadense e seqüestros de políticos para pressionar o Canadá a retirar suas forças do Afeganistão. Como país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que considera um ataque contra um país uma agressão a todos, o Canadá ofereceu tropas para a invasão ao Afeganistão depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA. Mas não participou da invasão do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário