O Exército do Iraque e milícias sunitas e xiitas aliadas iniciaram ontem uma ofensiva para reconquistar a cidade de Ramadi, a capital da província de Ambar, a maior do país, tomada pela milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante em 17 de maio de 2015.
As forças governistas conseguiram penetrar num setor da cidade e assumir o controle de uma universidade.
Ao tomar Ramadi, o Estado Islâmico conquistou sua maior vitória desde a queda de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, em junho de 2014. O grupo extremista sunita já controla cerca de metade do território sírio, mas analistas militares que não tenham como sustentar estas conquistas e administrar a vida cotidiana dos territórios ocupados como um verdadeiro Estado, como pretende ser.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário