segunda-feira, 11 de maio de 2015

Síria prende chefe do serviço secreto sob acusação de tramar golpe

A ditadura de Bachar Assad colocou o chefe do Escritório de Segurança Nacional, Ali Mamlouk, sob prisão domiciliar pela acusação de tramar um golpe de Estado. Em pouco mais de quatro anos de guerra civil na Síria, o regime está mais ameaçado do que nunca. 

Mamlouk estaria em contato com o serviço secreto da Turquia para trazer de volta ao país Rifat Assad, exilado no exterior desde que tentou derrubar, nos anos 1980s, seu irmão Hafez Assad, pai do atual ditador, noticiou hoje o jornal conservador britânico The Daily Telegraph. O governo turco trabalha ativamente contra Bachar.

No mês passado, dois outros chefes de serviços secretos sírios foram afastados. O general Rafik Chehadeh, chefe da inteligência militar, foi demitido depois que seus agentes atacaram e mataram Rustum Ghazaleh, diretor do Diretório de Segurança Política.

O conflito interno reflete a deterioração do regime sírio e a influência cada vez maior do Irã, seu maior patrocinador. Sem uma linha de crédito de US$ 15 bilhões aberta por Teerã, a economia síria teria entrado em colapso, admite o ministro das Finanças.

Nenhum comentário: