terça-feira, 19 de maio de 2015

Americanos fazem primeira regata EUA-Cuba em 50 anos

Doze iatistas dos Estados Unidos chegaram no sábado, 16 de maior de 2015, a Cuba em quatro catamarãs no Desafio de Havana, a primeira regata autorizada oficialmente entre os dois países em mais de 50 anos, noticiou o jornal peruano El Comercio.

"Este é um momento histórico", declarou George Bellenger pouco depois de chegar ao Clube Náutico Internacional Ernest Hemingway. "Pela primeira vez em 50 anos, recebemos permissão do governo dos EUA para viajar a Cuba."

O catamarã Wolbem, de Bellenger, foi o primeiro dos quatro Hobie-Cats 16 a cruzar a linha de chegada. Mas, desta vez, mais importante do que vencer a prova era participar do momento histórico, enfrentando o calor, o sol forte e o mar agitado.

Quatorze barcos de apoio acompanharam a regata, inclusive duas réplicas de escunas do século 18. Um quinto catamarã abandonou a prova.

Ao todo, 50 americanos chegaram a Havana, inclusive o prefeito da cidade da cidade de Cayo Hueso, Craig Cates. Ele fez questão de participar de mais esta celebração do reatamento das relações entre os EUA e Cuba, rompidos desde 1961, anunciado em dezembro pelo presidente Barack Obama e o ditador Raúl Castro.

"Esta regata tem um significado de esperança e otimismo com as futuras relações que estão sendo construídas entre os dois países", declarou à Agência France Presse (AFP) o comodoro do clube Hemingway, José Miguel Díaz. Ele acrescentou que "dez barcos americanos já obtiveram permissão para participar do próximo Torneio Internacional de Pesca Ernest Hemingway", a ser realizado de 25 a 30 de maio. Dois netos do escritor, John e Patrick, foam convidados.

O 1º Desafio de Havana foi realizado em 2000 sem autorização do governo dos EUA, quatro anos antes do presidente George W. Bush proibir expressamente viagens de barcos de passeio a Cuba.

Amanhã, os Hobie-Cats participam de uma regata com iatistas cubano diante do Malecón, em Havana. Na quinta-feira, voltam para a Flórida.

Nenhum comentário: