Em uma série de operações por todo o país, o Exército e a polícia do Afeganistão mataram 51 rebeldes, informou o Ministério do Interior afegão, citado pela agência de notícias oficial chinesa Nova China.
As ações foram realizadas nas províncias de Badaquistão, Badguis, Baglã, Fariabe, Gasni, Herate, Kandahar, Kunar, Kunduz, Josjã, Logar, Nangarrar, Paktia, Sar-e Pol, Urusgã e Zabul, numa tentativa das forças de segurança de assegurar seu controle sobre o país no momento em que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se retira depois de 14 anos de intervenção internacional.
Diante da ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante no Iraque, os Estados Unidos resolveram reconsiderar sua retirada. O presidente Barack Obama decidiu manter 9,8 mil homens para treinar as forças afegã e colaborar no combate ao terrorismo. A Guerra do Afeganistão já é o conflito mais longo da história dos EUA.
Neste momento, a milícia fundamentalista dos Talebã, que governou o Afeganistão de 1996 até a invasão americana de 2001, inicia sua ofensiva de verão e o Estado Islâmico tenta desde o início do ano estabelecer bases no país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário