O Exército do Iraque e milícias aliados reconquistaram hoje o setor oeste da cidade de Beiji, na província de Saladino, que estava em poder da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante e libertaram 300 soldados presos na refinaria da cidade, anunciou o secretário-geral da milícia xiita Exército dos Justos.
Nos últimos dias, o Estado Islâmico obteve importantes vitórias. Tomou Ramadi, capital da província de Ambar, a maior do Iraque, e Palmira, no centro da Síria, o que o coloca na rota para Homs, o berço da revolução síria, e de lá para a capital, Damasco.
Apesar das vitórias, analistas militares acreditam que o grupo está indo longe demais e não terá condições de manter e administrar os territórios conquistados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário