O governo municipal de Baltimore, nos Estados Unidos, suspendeu o toque de recolher noturno de 22h às 5h imposto a partir de terça-feira para conter manifestações de protesto violentas contra a morte do jovem negro Freddie Gray, anunciou hoje a prefeita Stephanie Rawlings-Blake.
Gray foi preso ilegamente pela polícia em 12 de abril de 2015 e morreu uma semana depois de lesões na medula sofridas enquanto estava detido. Seis policiais foram denunciados pelo crime. Todos foram presos, mas pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade.
Desde o início dos protestos, depois do enterro de Gray, em 23 de abril, 113 policiais foram feridos e 486 pessoas detidas.
A morte de Gray foi mais uma de uma série de assassinatos de negros que revela um racismo institucionalizados nas polícias dos EUA. A cada 28 horas, um negro é morto pela polícia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário