sábado, 9 de maio de 2015

Mubarak e filhos são condenados por corrupção no Egito

Um tribunal de recursos do Egito manteve hoje a condenação do ex-ditador do Egito Hosni Mubarak e a três anos de cadeia por corrupção. As penas dos seus dois filhos, Alaa e Gamal, foram reduzidas de quatro para três anos, noticia o jornal egípcio Al Ahram.

Depois da sentença, os três foram levados para a prisão de Tora, enquanto a procuradoria calcula o tempo que os réus já passaram presos. Os advogados de Mubarak alegam que todos já cumpriram suas penas. Eles ainda podem apelar para tentar anular as condenações.

Em março de 2014, eles foram condenados por desviar 125 milhões de libras egípcias, cerca de US$ 50 milhões, alocadas para manutenção dos palácios presidenciais para obras em suas residências particulares. Foram multados em 125 milhões de libras e terão de devolver mais 21 milhões de libras egípcias (US$ 8,4 milhões) aos cofres públicos.

Depois de volta dos militares ao poder no golpe de Estado de 3 de junho de 2013, Mubarak foi absolvido pelas mortes de 852 pessoas durante a onda de protestos que levou à sua queda, em 11 de fevereiro de 2011, na chamada Primavera Árabe.

Nenhum comentário: