quarta-feira, 13 de maio de 2015

Bombardeio mata subcomandante do Estado Islâmico no Iraque

O subcomandante da milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abdul Rahman Mustafa Mohamad, mais conhecido como Abu Alaa al-Afri, foi morto junto com dezenas de milicianos num ataque aéreo à mesquita de Tal Afar, informou hoje o porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano, general Tahsin Ibrahim, citado televisão pública britânica BBC.

A morte foi confirmada pelo governador da província de Nínive, onde fica Tal Afar, Athil al-Nujaifi. Na semana passada, os Estados Unidos haviam oferecido uma recompensa de US$ 7 milhões por informações que levassem à sua morte ou captura.

Nas últimas semanas, reportagem não confirmada do jornal inglês The Guardian afirmou que Al-Afri assumira o comando do grupo porque seu líder máximo, Abu Baker al-Baghdadi, teria sido ferido e ficado inválido em outro bombardeio aéreo da aliança liderada pelos EUA, que intervém nas guerras civis do Iraque e da Síria desde agosto de 2014.

O Departamento da Defesa dos EUA disse nesta semana não ter nenhuma evidência que confirme o afastamento de Al-Baghdadi. Ele não estaria no local atacado em 19 de março de 2015.

Al Afri nasceu em Mossul em 1957 ou 1959. Entrou para o na época Estado Islâmico do Iraque em 2012 e foi líder do grupo em Mossul, a segunda maior cidade do Iraque. O governo iraquiano já anunciou antes a morte de outros líderes do Estado Islâmico que não foram confirmadas.

Nenhum comentário: