Menos de três semanas depois do grande Terremoto de Gorkha, de 7,8 graus na escala abertura de Richter, que matou mais de 8 mil pessoas e feriu outras 18 mil, o Nepal voltou a ser abalado hoje por um tremor de terra, desta vez de 7,3 graus. Pelo menos 66 pessoas morreram e 1.261 saíram feridas pelo novo abalo sísmico, informa a televisão americana CNN.
Também foram registradas 17 mortes na Índia e uma no Tibete. As pessoas correram para as ruas. Vários prédios abalados pelo grande tremor de 25 de abril de 2015 desabaram, aumentando ainda mais a insegurança dos que temem voltar para suas casas.
O tremor aconteceu há 18,5 quilômetros de profundidade, a cerca de 80 km a nordeste de Catmandu, a meio caminho entre a capital e o Monte Everest, o mais alto do mundo, perto da fronteira com a China. Dos 75 distritos do Nepal, 32 foram atingidos. De acordo com o Ministério do Turismo do país, não havia ninguém no acampamento-base para escalar a montanha, atingido por uma avalanche de neve depois do grande terremoto.
No momento, os problemas de comunicação agravados pelo novo tremor dificultam a comunicação com o interior do país para permitir uma avaliação mais precisa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário