sábado, 16 de maio de 2015

Oposição civil convoca novos protestos no Burúndi

O líder de um grupo de oposição civil no Burúndi, Gordien Niyungeko, conclamou a população a sair às ruas e manter os protestos contra o presidente Pierre Nkurunziza, que acaba de sobreviver a uma tentativa de golpe militar. Todos os quatro generais golpistas estão presos.

A polícia chegou atirar nos manifestantes, acusados de cumplicidade com os rebeldes. Niyungeko alega não ter nada a ver com o golpe fracassado no pequeno e pobre país do centro da África.

A revolta popular começou há três semanas, quando o presidente anunciou a intenção de concorrer a um terceiro mandato, violando o limite imposto pela Constituição. O Tribunal Constitucional o autorizou, sob o argumento de que sua primeira eleição, em 2005, foi indireta. Mas multidões tomaram as ruas.

Em 13 de maio de 2015, quarta-feira, o general Godefroid Niyombare anunciou o golpe, quando Nkurunziza estava na Tanzânia, onde discutiu a crise numa reunião dos países da Comunidade da África Oriental. Os golpistas tentaram impedi-lo de voltar ao país, mas enfrentaram feroz resistência das forças de segurança legalistas.

Na quinta-feira, o presidente reassumiu o poder. Niyombare foi o último líder golpista a ser preso. Pelo menos cinco pessoas morreram na tentativa de golpe.

Nenhum comentário: