quinta-feira, 14 de maio de 2015

Resultado do golpe militar no Burúndi ainda é incerto

Com combates nas ruas da capital, Bujumbura, durante o dia de hoje, a situação no pequeno e miserável Burúndi, um país do Centro da África, ainda é incerta. Pelo Twitter, o presidente Pierre Nkurunziza declarou estar de volta ao país e agradeceu ao Exército e a Polícia pela lealdade, mas isso não está confirmado.

O comandante em chefe das Forças Armadas, general Prime Niyongabo, declarou que o golpe militar fracassou e as forças leais ao presidente retomaram o controle da capital, noticiou o sítio turco World Bulletin.

Ao mesmo tempo, a Tanzânia revelou que Nkurunziza não tinha conseguido entrar no Burúndi depois de participar de uma reunião da Comunidade da África Oriental na capital tanzaniana, onde passou a noite, divulgou a revista digital queniana Africa Review.

Na capital, os principais combates foram travados pelo controle dos meios de comunicação. No início da tarde, a rádio estatal estava fora do ar, informou a edição digital do jornal egípcio Ahram, mas já teria sido retomada pelo governo.

Depois de semanas de violentos protestos de rua contra a tentativa do presidente de se candidatar a um terceiro mandato, violando o limite constitucional, o general Godefroid Niyombare anunciou o golpe militar.

Nenhum comentário: