Apesar das violentas manifestações de protesto contra uma segunda reeleição, o presidente do Burúndi, Pierre Nkurunziza, apresentou ontem sua candidato para concorrer a um terceiro mandato de cinco anos, informou o sítio de notícias turco World Bulletin.
A oposição acusa o atual líder de violar a Constituição do país e o acordo de paz que pôs fim a uma guerra civil entre a maioria hutu e a minoria tútsi em 2005.
Numa decisão estranha, o Tribunal Constitucional autorizou sua candidatura sob o argumento de que sua primeira eleição foi indireta pelo Congresso. Assim, Nkurunziza teria direito a um segundo mandato obtido com o voto popular.
Para tentar acalmar os manifestantes, o presidente do Burúndi prometeu que esta será sua última eleição, mas a população não parece convencida disso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário