sexta-feira, 15 de maio de 2015

Al Chababe toma duas cidades da Somália

A milícia extremista muçulmana Al Chababe (A Juventude) tomou duas cidades, Audigle e Mubarak, da região da Baixa Chabele, na Somália, informou hoje a agência de notícias Bloomberg. Um comandante rebelde não identificado disse que pelo menos 10 soldados do governo provisório foram mortos.

Fruto de uma fusão da milícia fundamentalista somaliana União dos Tribunais Islâmicos com a rede Al Caeda no Quênia, Al Chababe chegou a dominar a maior parte da Somália até 2011, quando uma força internacional de paz da União Africana entrou no país com mandato das Nações Unidas para sustentar o governo provisório.

É o maior grupo terrorista da África Oriental. Em sua luta contra o Quênia, matou 148 pessoas na universidade de Garissa em 2 de abril de 2015.

Sob intensa pressão internacional por causa dessa e outras atrocidades, alvo de bombardeios dos Estados Unidos, vários comandantes da Chababe foram mortos nos últimos anos. Outros se renderam, aceitando a anistia proposta pelo governo.

A Somália não tem um governo estável desde a queda em 1991 do ditador Mohamed Siad Barre, que mudou de lado durante a Guerra Fria e foi abandonado no fim do conflito. No Norte do país, a antiga Somália Britânica, hoje chamada de Somalilândia, funciona na prática como um país independente, mas não é reconhecida internacionalmente.

Nenhum comentário: