Em novo vídeo divulgado na Internet, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante festeja a conquista de Ramadi, capital da maior província iraquiana, e anuncia a continuação da ofensiva rumo a Bagdá e Carbalá.
O vídeo chamado Estado Islâmico controla Ramadi mostra milicianos festejando na cidade tomada dois dias atrás, quando as forças de segurança do Iraque fugiram. Impotente, o primeiro-ministro Heidar al-Abadi convocou milícias xiitas iraquianas coordenadas pelo Irã para tentar reconquistar Ramadi.
As forças governistas se concentram num quartel a 30 quilômetros de Ramadi para lançar o contra-ataque. O primeiro-ministro saiu enfraquecido.
Na prática, numa situação esdrúxula, os Estados Unidos vão ser a força aérea de milícias xiitas comandadas por generais iranianos. Pelo menos 500 pessoas morreram na queda de Ramadi.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário