Em mais de 20 operações diferentes, as Marinhas da França e da Itália resgataram nos úlitmos dois dias 6 mil migrantes que tentavam chegar à União Europeia em embarcaçoões precárias, informou hoje a Guarda Costeira italiana, noticiou a televisão pública britânica BBC.
Pelo menos 1.750 pessoas tentando cruzar o Mediterrâneo para chegar à Itália. O principal ponto de partida é a Líbia, que vive em estado de anarquia desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011.
Depois de uma reunião de cúpula, a UE decidiu reforçar o patrulhamento no mar para apreender o que o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, chamou de "navios negreiros do século 21", mas está disposta a receber apenas refugiados de guerra e não o que chama de migrantes econômicos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário