quarta-feira, 27 de maio de 2015

Turquia quer zona de proibição de voo na Síria para derrubar Assad

A Turquia, a Arábia Saudita e o Catar querem tornar a Síria numa zona de exclusão aérea, proibindo a ditadura de Bachar Assad de usar a Força Aérea na guerra civil que arrasa o país, mas não conseguiram o apoio dos Estados Unidos, disse ontem o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, citado hoje pelo jornal Hürriyet Daily News.

Os EUA e a Turquia começaram ontem a treinar rebeldes sírios moderados em território turco para a guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante e a ditadura de Assad, a exemplo do que já acontece na Arábia Saudita, no Catar e na Jordânia.

Erdogan foi mais além. Afirmou que como país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), os EUA têm a obrigação de dar ajuda militar à Turquia e protegê-la da Síria.

Quando os EUA entraram na guerra contra o Estado Islâmico com sua Força Aérea depois da degola de americanos, a Turquia se negou a participar da coalizão se não houvesse o objetivo explícito de derrubar o regime sírio, que Erdogan considera responsável pela guerra civil e a instabilidade na região.

Nenhum comentário: