quinta-feira, 14 de maio de 2015

"Teu irmão criou o Estado Islâmico", diz estudante a Jeb Bush

A Guerra do Iraque persegue a dinastia Bush. Ao fazer palestra hoje na Universidade de Nevada em Reno, o ex-governador Jeb Bush enfrentou um daqueles confrontos a que está sujeito quem concorre à Presidência dos Estados Unidos: "Teu irmão criou o ISIS" (sigla em inglês do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, gritou uma estudante do fundo da sala.

Depois da palestra, Jeb dava autógrafos quando Ivy Ziedrich, de 19 anos, uma estudante de ciência política e militante do Partido Democrata, perguntou: "Governador Bush, você responderia a uma pergunta de uma estudante?"

Durante o evento, ao criticar a política externa do governo Barack Obama, Jeb atribuiu o poderio do Estado Islâmico à retirada dos EUA do Iraque. A jovem atribuiu à decisão do então presidente George W. Bush de dissolver o Exército de Saddam Hussein.

"Foi quando 30 mil homens das Forças Armadas do Iraque foram dispensados. Eles ficaram sem emprego, sem renda e tinham acesso a armas", argumentou Ziedrich, citada pelo jornal The New York Times. E disparou: "Teu irmão criou o ISIS."

Jeb Bush foi irônico: "Tudo bem. Isto é uma pergunta?"

Ivy manteve o tom de desafio: "Você não precisa ser pedante comigo."

"Pedante? Uau!", reagiu Bush.

A menina apresentou sua perguntas: "Por que você diz que o ISIS foi criado por não termos uma presença no Oriente Médio quando são guerras sem sentido onde enviamos jovens americanos para morrer em nome do excepcionalismo dos EUA? Por que você usa uma retórica nacionalista para nos envolver em mais guerras?"

Jeb respondeu: "Discordamos respeitosamente. Temos uma divergência. Quando deixamos o Iraque, a segurança estava organizada, Al Caeda estava fora de combate. Havia um sistema frágil que poderia ser fortalecido para combater a violência sectária."

Ele acrescentou: "Tínhamos um acordo que o presidente poderia ter assinado para manter 10 mil soldados, menos do que temos na Coreia, que poderia ter criado a estabilidade para permitir o progresso do Iraque. O resultado é que ocorreu o contrário. Imediatamente, o vazio foi preenchido."

E concluiu: "Olha, você pode reescrever a história como quiser, mas o fato é que é um lugar muito mais instável porque os EUA se retiraram."

Dias atrás, Jeb Bush afirmou que com base nos relatórios de inteligência a que o irmão tinha acesso em 2003 tanto ele quanto a candidata democrata Hillary Clinton teriam invadido o Iraque. Agora, declarou que com as informações de que dispõe hoje não teria ido à guerra.

Nenhum comentário: