Dois grupos armados rivais da República Centro-Africana concordaram com um acordo de paz que exige que se desarmem e se submetam a processos por crimes de guerra, anunciou hoje o ministro da Defesa, citado pela agência de notícias Reuters.
O acordo assinado num fórum da paz realizado na capital centro-africana, Bangui, acaba com uma guerra civil de dois anos entre a milícia cristã Anti-Balaka e a milícia muçulmana Séléka. A França enviou tropas ao país e as Nações Unidas devem mandar uma força de paz de 10 mil soldados.
A milícia Anti-Balaka foi formada por cristãos depois da ascensão ao poder na República Centro-Africana de Michel Djotodia, em 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário