Depois de se desviar de sua rota, o navio iraniano Chahed desembarcou sua carga no porto de Djibúti em 23 de maio de 2015 e entregou a ajuda humanitária destinada ao Iêmen ao Crescente Vermelho do Irã, que a enviou ao país em guerra em cargueiros fretados pelas Nações Unidas.
Enquanto o navio está ancorado no Djibúti, sua carga chega ao destino. A tripulação do Chahed disse que o cargueiro mudou seu destino por razões de segurança. A aliança liderada pela Arábia Saudita que intervém militarmente no Iêmen há dois meses bombardeou o porto de Hudaida e impôs um bloqueio naval ao país.
Os iranianos alegaram que já havia um grupo armado apoiado pelos sauditas preparado para atacar o Chahed em Hudaida. A suspeita é que o navio estivesse levando ajuda militar e não somente ajuda humanitária aos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário