Com cassetetes e gás lacrimogênio, a polícia atacou hoje uma multidão que protestava contra a tentativa do presidente Pierre Nkurunziza de concorrer a um terceiro mandato, noticiou a agência Reuters. Pelo menos oito pessoas foram presas.
A oposição acusa o presidente de violar a Constituição e o acordo de paz de 2005, que pôs fim a uma guerra civil iniciada em 1993 entre a maioria hutu e a minoria tútsi, que historicamente dominou o Exército.
Pelo menos 20 pessoas morreram nas últimas três semanas em confrontos com a polícia e na frustrada tentativa de golpe militar da semana passada. O governo advertiu ontem que vai tratar os manifestantes como cúmplices do golpe, mas a oposição civil afirma não ter nada a ver com a conspiração.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário