segunda-feira, 25 de maio de 2015

Bolsa de Madri cai com avanço dos partidos indignados

A Bolsa de Valores de Madri caiu 1,2% hoje com a queda no percentual de votação do conservador Partido Popular nas eleições municipais e regionais de ontem na Espanha e o crescimento dos novos partidos formados pelos indignados com a crise financeira que abalou o país nos últimos anos. 

O PP teve 27% dos votos e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) 25%, mas tiveram os piores resultados da história. A formação da maioria dos governos, especialmente nas grandes cidades, vai depender dos partidos Podemos e Cidadãos.

"A vitória do PP é inquestionável. Foi a lista mais votada", declarou o primeiro-ministro Mariano Rajoy, citado pelo jornal El País, negando-se a promover uma ampla reforma ministerial.

Em Madri, o PP elegeu 21 vereadores, mas o novo partido de esquerda Podemos, contrário às políticas de austeridade fiscal adotadas para combater a crise, tem agora 20 vereadores, o que o coloca em boas condições para formar o novo governo. O mesmo pode ocorrer em La Rioja, Múrcia e Valência.

A queda da bolsa se deve à perspectiva de que nenhum partido tradicional vá conseguir maioria absoluta as eleições nacionais marcadas para 20 de dezembro.

Nenhum comentário: