Um dos países mais católicos do mundo, a República da Irlanda aprovou hoje em referendo o casamento de pessoas do mesmo sexo. A votação ainda está em andamento, mas a única dúvida nas duas campanhas é a dimensão da vitória do sim.
"Somos o primeiro país do mundo a introduzir a igualdade em nossa Constituição através de uma consulta popular", festejou o ministro Leo Varadkar, que assumiu publicamente sua homossexualidade no início da campanha.
Mesmo em zonas rurais conservadoras, a expectativa é de uma vitória do sim.
"Vai haver uma grande maioria a favor do sim", previu o senador Ronan Mullen, um dos poucos políticos que se arriscou a defender o voto no não. "Para ser honesto, não estou nada surpreso."
Nota: no fim da apuração, horas mais tarde, o casamento gay foi aprovado com 62,1% dos votos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário