Alvo de uma ofensiva do Exército da Nigéria com o apoio de países vizinhos, a milícia terrorista Boko Haram atacou ontem uma pequena cidade perto de Maiduguri, capital do estado de Borno, no Nordeste do país, reportou hoje a televisão catarina Al Jazira.
A ação foi realizada pouco antes da posse do presidente Muhamadu Buhari na primeira transferência democrática do poder para a oposição da história do mais rico e mais populoso país africano. Buhari, ex-ditador de 1983-85, promete jogar dura com os rebeldes.
Desde que aderiu à luta armada para tentar impor a lei islâmica na África Ocidental, o grupo Boko Haram, cujo nome significa "não à educação ocidental", deflagrou uma guerra civil em que morreram cerca de 15 mil pessoas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário