A milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou hoje a autoria de um atentado frustrado que terminou com a morte dos dois terroristas em Garland, no Texas, mas o governo dos Estados Unidos não levou a sério a declaração, noticiou hoje a rede de televisão CNN.
Elton Simpson e Nadir Soofi foram mortos no domingo à noite quando se preparavam para atacar um evento em defesa da liberdade de expressão onde havia um prêmio para caricaturas do profeta Maomé, uma blasfêmia intolerável para fundamentalistas islâmicos. Apesar de terem fuzis semiautomáticos AK-47, foram mortos por um policial com uma pistola comum, o que indica falta de preparação e treinamento.
Por isso, as autoridades americanas concluíram que o Estado Islâmico pode até ter inspirado o ataque terrorista, mas não era responsável pelo comando e controle da operação, o que marcaria sua presença em território dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário