domingo, 31 de maio de 2015

Grandes potências vão reimpor sanções se Irã violar acordo

As cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidos (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha chegaram a um acordo hoje para reinstaurar as sanções aprovadas pela ONU contra o programa nuclear do Irã, se a República Islâmica violar o acordo que está sendo negociado, informou neste domingo a agência Reuters.

Em troca do congelamento do programa nuclear por dez anos e de um regime de inspeções rigorosas, as sanções internacionais serão suspensas gradualmente. Se algum aspecto do acordo não for cumprido, elas voltarão a ser impostas. O objetivo é impedir o regime dos aiatolás de fabricar armas atômicas.

O regime de inspeções é maior obstáculo ao acordo, que deve ser concluído até 30 de junho de 2015. Como o Irã alega que seu programa nuclear é pacífico, nega-se a permitir a fiscalização de suas instalações militares.

A França já advertiu que não assinará nenhum acordo que não inclua a possibilidade de inspeções rigorosas e sem aviso prévio a todas as instalações nucleares e militares do Irã. O governo iraniano argumenta que uma abertura irrestrita violaria segredos militares, ameaçando a segurança nacional.

Nenhum comentário: