sexta-feira, 22 de maio de 2015

Terrorista suicida ataca mesquita xiita na Arábia Saudita

Um homem-bomba matou 19 pessoas hoje num atentado terrorista contra uma mesquita xiita na Província Oriental da Arábia Saudita, onde se contra a maior parte da minoria xiita, de cerca de 20% do total da população do país. O Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do ataque.

A Província Oriental é uma grande região produtora de petróleo que seria afetada por uma luta permanente contra o terrorismo. Isso deve atrair grande parte de agentes nos próximos dias, mas será uma operação permeada pela marginalização histórica dos xiitas na Arábia Saudita, dominada pelo wahabismo, uma seita radical do sunismo.

O terrorista entrou na mesquita situada na cidade de Katife e se autodetonou durante a oração do meio-dia, a mais importante da sexta-feira, dia da folga religiosa semanal dos muçulmanos.

Nos últimos meses, o governo saudita criou tribunais especiais antiterrorismo para examinar milhares de casos de prisão. O número de execuções aumentou bastante. Um anúncio do governo abrindo empregos para carrascos foi motivo da piada na Internet. O número de decapitações reflete a insegurança do regime.

Vários ataques realizados ou inspirados pelo Estado Islâmico visaram a região central da Arábia Saudita, de maioria sunita. O novo príncipe herdeiro nomeado pelo sultão Salman, Mohamed ben Nayef, há muito tempo ministro do Exterior e chefe do combate ao terrorismo, tem força renovada para aplicar a linha dura.

Nenhum comentário: