Em mais uma importante vitória, desta vez na Síria, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu hoje o controle total dos campos de exploração de gás natural de Al-Hail e Arak, os maiores da província de Homs, situados a 40 e 25 quilômetros a nordeste da cidade de Palmira, noticiou a Agência France Presse (AFP).
Foi mais um duro golpe na ditadura de Bachar Assad, que vê sua base se poder em erosão. Os dois de campos eram fontes de energia vitais para as áreas controladas pelo regime sírio.
É mais uma vitória importante para o EI, que acaba de tomar Ramadi, capital da província de Ambar, a maior do Iraque.
Desde 13 de maio de 2015, o Estado Islâmico combate forças do governo da Síria junto às ruínas da cidade histórica de Palmira, patrimônio cultural da humanidade. Chegou a dominar o Norte da cidade até ser expulso por tropas sírias.
Pelo menos 364 pessoas foram mortas em Palmira, inclusive 62 civis, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental ligada à oposição com sede em Londres que faz a contagem de mortos, feridos e refugiados na guerra civil da Síria.
Desde o início do conflito, em 18 de maio de 2015, mais de 220 mil pessoas foram mortas na Síria. Quase 5 milhões fugiram do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
Estado Islâmico toma maiores campos de gás de Homs
Marcadores:
Al-Hail,
Arak,
Bachar Assad,
campo de gás,
Ditadura,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
Guerra Civil,
Homs,
Oriente Médio,
Palmira,
Síria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário