Pelo menos 25 pessoas foram mortas e dezenas saíram feridas hoje de um atentado a bomba contra uma mesquita xiita em Saná, a capital do Iêmen, dominada há um ano por rebeldes hutis, que são xiitas zaiditas apoiados pelo Irã.
A mesquita estava cheia de fiéis que festejavam o feriado religioso do Eid al-Adha, a Festa do Sacrifício que sucede a peregrinação a Meca. A primeira bomba explodiu dentro da mesquita. Quando os fiéis corriam para fugir do local, um terrorista suicida se detonou na entrada do prédio.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. As principais suspeitas recaem sobre o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que realizou vários atentados recentes contra alvos xiitas.
O conflito entre os rebeldes e o governo deposto em fevereiro, apoiado por uma aliança sunita liderada pela Arábia Saudita, deixou um vácuo de poder ocupado por grupos jihadistas da Al Caeda ao Estado Islâmico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário