Um grupo de israelenses que visitou o antigo campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, no domingo passado, ficaram surpresos e chocados com a instalação de chuveiros de vapor d'água como os usados para combater o calor nas praias do Rio de Janeiro.
"Assim que desci do ônibus, dei de cara com o chuveiro", lamentou Meyer Bolka. "Fiquei chocada. Foi um soco no estômago. Fui à recepção e reclamei a uma recepcionista. Ela explicou que era por causa do calor. Então, eu disse: 'Com todo o respeito, me lembra das câmaras de gás'."
Cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram no campo de concentração e centro de extermínio de Auschwitz-Birkenau, o maior de todos os criados pela Alemanha de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. A grande maioria era de judeus, mas também mortos lá oficiais poloneses, homossexuais, ciganos, esquerdistas e membros da resistência antinazista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário