terça-feira, 8 de setembro de 2015

Maduro prorroga estado de emergência na Venezuela

O presidente Nicolás Maduro prorrogou hoje o estado de emergência nas cidades de Guajira, Mara e Almirante Padilla, no estado de Zulia, na Venezuela, informou o jornal El Universal. Também fechou a fronteira com a Colômbia em Paraguachón, no mesmo estado.

Nas últimas semanas, Maduro decretou emergência e fechou várias passagens de fronteira com a Colômbia no estado de Táchira depois de incidentes entre soldados venezuelanos e contrabandistas. Procura uma desculpa para manipular ainda mais as eleições parlamentares convocadas sob pressão internacional para 6 de dezembro de 2015.

Com a inflação para este ano estimada em 200%, recessão de 7% e desabastecimento de 75% dos produtos normalmente encontrados em supermercados, o governo está 20 pontos percentuais atrás da oposição nas pesquisas pré-eleitorais.

Sem a menor intenção de ceder o poder, o regime chavista barrou as candidaturas de vários líderes da oposição e denuncia uma série de conspirações internacionais sem apresentar provas convincentes. A Colômbia, alinhada com os Estados Unidos, é um bode expiatório frequente desde os governos do finado caudilho Hugo Chávez (1999-2013).

Nenhum comentário: